sábado, 27 de novembro de 2010

Um novo mundo...

Imensidão, serenidade, calma, relaxamento, auto-conhecimento, auto-controlo, superação, força!...
Estas são algumas das palavras, que se me ocorrem ao pensar no mergulho livre. Contudo, são insuficientes perante a panóplia de sensações que nos invadem quando mergulhamos, ou simplesmente, quando em plena piscina inspiramos, colocamos a cara dentro de água e viajamos até dentro de nós próprios.

São momentos de auto-descoberta, que nos permitem estar "cara a cara" quer com as nossas fragilidades, quer com as nossas potencialidades. Fragilidades, quando ao invés de procurarmos que cada segundo que passa, enquanto retemos a nossa respiração, seja uma viagem relaxante, longe das preocupações do dia, nos centramos em pensamentos stressantes ou até no acto de reter a respiração em si, provocando maior tensão em nós.

A beleza da apneia é precisamente o acto de relaxar, de olharmos bem dentro de nós e superarmos obstáculos a cada segundo que passa; de nos sentirmos mais conscientes de nós próprios, do nosso corpo, da nossa mente, da nossa capacidade de ultrapassarmos as nossas auto-limitações e de irmos mais além ( sempre com segurança e um buddy, claro!!!!!!).

Ao mergulharmos, penetramos noutro mundo...um mundo onde o silêncio impera e onde um suave enlevo nos seduz com o seu azul profundo, com os cardumes de peixes que vagueiam na imensidão, algas várias que dançam ao sabor da corrente, cores e relevos díspares, que nos brindam com toda a sua beleza e harmonia!

Fechamos os olhos e "pum, pum, pum..." o bater do nosso coração ecoa na nossa mente e deixamo-nos ir, disfrutando desta forma de relaxamento e bem estar, de profunda comunhão com a natureza e com nós próprios...

Deixam-se para trás todos os pensamentos do dia e por aqueles breves momentos, somente vivemos paz e serenidade.
Mais do que um desporto é uma postura, uma forma de estar, que transpomos para o nosso quotidiano, através da conquista de um maior equílibrio e bem-estar psicológico, emocional e físico.

"Nothing is absolute.Redifine concepts, redifine yourself.Barriers are in your mind. Accept no limits." Patrick Musimu




1ª Competição Indoor Oficial Aida

No passado mês de Abril, alguns dos associados do Clube de Mergulho Livre de São Miguel, participaram na 1ª Competição Indoor Oficial Aida, em território nacional, o que garantiu aos participantes uma classificação no World Ranking.
A competição foi uma iniciativa da Spotfreedive em parceria com o Clube Naval de Ponta Delgada e teve como principal objectivo a divulgação da apneia desportiva. Assim, a competição incluiu 3 provas nas disciplinas de apneia estática, dinâmica com barbatanas e dinâmica sem barbatanas.
Na disciplina de apneia estática o jovem Marcel Mota realizou uns espectaculares 4´58, seguido de perto pelo nosso Gil Couto, com uns belíssimos 4´43.
Já nas disciplinas de dinâmica com e sem barbatanas, o nosso Gil deu cartas realizando as magníficas performances de 105 m e 82 m respectivamente.
O nosso Nuno Afonso alcançou um merecidíssimo 3º lugar e eu infelizmente sem mais concorrentes femininas, trouxe os troféus femininos para as provas em questão. (Espero que em breve hajam mais apneístas femininas a participar nestes eventos).
Desta forma, o CMLSM arrecadou umas medalhinhas e troféus, para recompensar os excelentes meses de trabalho do ano já quase transacto!