sábado, 27 de novembro de 2010

Um novo mundo...

Imensidão, serenidade, calma, relaxamento, auto-conhecimento, auto-controlo, superação, força!...
Estas são algumas das palavras, que se me ocorrem ao pensar no mergulho livre. Contudo, são insuficientes perante a panóplia de sensações que nos invadem quando mergulhamos, ou simplesmente, quando em plena piscina inspiramos, colocamos a cara dentro de água e viajamos até dentro de nós próprios.

São momentos de auto-descoberta, que nos permitem estar "cara a cara" quer com as nossas fragilidades, quer com as nossas potencialidades. Fragilidades, quando ao invés de procurarmos que cada segundo que passa, enquanto retemos a nossa respiração, seja uma viagem relaxante, longe das preocupações do dia, nos centramos em pensamentos stressantes ou até no acto de reter a respiração em si, provocando maior tensão em nós.

A beleza da apneia é precisamente o acto de relaxar, de olharmos bem dentro de nós e superarmos obstáculos a cada segundo que passa; de nos sentirmos mais conscientes de nós próprios, do nosso corpo, da nossa mente, da nossa capacidade de ultrapassarmos as nossas auto-limitações e de irmos mais além ( sempre com segurança e um buddy, claro!!!!!!).

Ao mergulharmos, penetramos noutro mundo...um mundo onde o silêncio impera e onde um suave enlevo nos seduz com o seu azul profundo, com os cardumes de peixes que vagueiam na imensidão, algas várias que dançam ao sabor da corrente, cores e relevos díspares, que nos brindam com toda a sua beleza e harmonia!

Fechamos os olhos e "pum, pum, pum..." o bater do nosso coração ecoa na nossa mente e deixamo-nos ir, disfrutando desta forma de relaxamento e bem estar, de profunda comunhão com a natureza e com nós próprios...

Deixam-se para trás todos os pensamentos do dia e por aqueles breves momentos, somente vivemos paz e serenidade.
Mais do que um desporto é uma postura, uma forma de estar, que transpomos para o nosso quotidiano, através da conquista de um maior equílibrio e bem-estar psicológico, emocional e físico.

"Nothing is absolute.Redifine concepts, redifine yourself.Barriers are in your mind. Accept no limits." Patrick Musimu




Sem comentários:

Enviar um comentário